1 - Gastar menos energia O gesto é automático, mas de cada vez que liga o interruptor e se esquece de o desligar está a gastar dinheiro desnecessariamente. Mas, esta não é a única razão que o pode levar a pagar demasiado pela factura de electricidade. Potência contratada excessiva ou a tarifa desadequada aos seus hábitos diários de consumo são outros dos motivos que podem levá-lo a pagar demais. Para o ajudar a contabilizar e a adequar os seus hábitos de consumo de energia, o site www.eco.edp.pt pode ser um aliado útil. Para além de dicas e conselhos de poupança de energia, este site da EDP disponibiliza um conjunto de simuladores. É possível simular consumos, comparar a eficiência energética dos seus equipamentos, saber quanto pode poupar na factura anual de energia ao desligar os vários equipamentos que costumam ficar em ‘standby' ou fazer um teste ao seu perfil de eficiência energética. Também o site www.ecocasa.pt, lançado pela Quercus, disponibiliza alguns simuladores que o podem ajudá-lo a contabilizar os seus gastos com electricidade, água ou mesmo emissões de CO2.
2 - Fazer melhor as contas O portal do cliente bancário (clientebancario.bportugal.pt), do Banco de Portugal, disponibiliza informação sobre os principais produtos bancários e meios de pagamento, taxas de juros, bem como a principal legislação que enquadra a oferta de produtos e serviços bancários, um glossário de termos financeiros e um conjunto de respostas a perguntas frequentes. Outra das mais-valias deste portal é o facto de disponibilizar um conjunto de simuladores de crédito e de poupança. Nomeadamente, simuladores de crédito à habitação, crédito aos consumidores, depósitos a prazo e taxas de juro em regime de juros simples ou compostos. Quem, por exemplo, pretenda comprar casa pode recorrer ao simulador de crédito à habitação do portal do cliente bancário. Aí consegue perceber aproximadamente quais serão os encargos totais do empréstimo ou mesmo o impacto no crédito se optar por diferentes modalidades de financiamento.
3 - Comunicar com as melhores tarifas COM.escolha, é o espaço do site da ANACOM (www.anacom.pt) onde é possível consultar informação sobre os preços de diferentes serviços de comunicação. Mais concretamente, tarifários de internet, telefone fixo, telemóveis e televisão. Para cada um destes serviços, o site da entidade reguladora das comunicações disponibiliza os tarifários disponíveis bem como a opção de simulações de consumo que permitam procurar o serviço que melhor se adequa às necessidades de cada cliente, consoante o seu perfil de consumo. Nestas operações é possível também combinar mais do que um serviço, o que possibilita ao consumidor construir um pacote à sua medida. Uma das desvantagens desta ferramenta é que não inclui informação sobre promoções pontuais e descontos adicionais não previstos.
4 - Para comparar preços A internet pode ser um importante aliado para fazer compras, apenas seleccionar produtos mas também para poupar dinheiro. Os comparadores de preços são a prova disso mesmo. Trata-se de sites que permitem identificar a loja ‘online' que pratica os preços mais em conta para um mesmo produto. Estes comparadores de preços abrangem um grande leque de produtos: informática, telemóveis, televisores, equipamento de imagem e som, DVD e vídeo, Hi-Fi ou leitores de mp3. Mas também livros ou mesmo artigos de puericultura. O site www.kuantokusta.pt é um dos mais utilizados em Portugal, mas existem outros. É o caso, por exemplo, do site www.shopmania.pt e do www.precos .com.pt. Mas o mesmo tipo de exercício pode ser feito a nível internacional, através de portais como www.pricegrabber.com ou www.shop.com.
5 - Simulações à escolha do consumidor O site da Deco disponibiliza um conjunto vasto de informação que permite esclarecer muitas dúvidas dos consumidores. Para além de um largo conjunto de artigos, a associação de defesa dos consumidores disponibiliza no seu portal um grande leque de simuladores que abrangem temas muito diversificados. Entre os mais populares está um simulador que permite identificar os supermercados que praticam os preços mais em conta. São também disponibilizados simuladores de consumo de energia, dos seguros mais baratos, os bancos que oferecem as melhores condições no acesso ao crédito, os melhores tarifários de telemóvel. Mas existem muitos mais simuladores que pode utilizar no site da Deco.
6 - Para aprender Para quem procura informação sobre poupança ou investimento, existem vários sites de onde pode tirar boas dicas. O "Saldo Positivo" (www.saldopositivo.cgd.pt), da CGD, é um bom exemplo disso mesmo. Neste site são publicados artigos sobre várias áreas das finanças pessoais. Também o site b-a-bes (www.b-a-bes.com) pode ser uma ferramenta útil para melhorar os conhecimentos sobre o mundo das finanças pessoais. O portal está organizado em quatro áreas temáticas - Nova Economia, Crédito, Poupar e Investir, Finanças Pessoais - e disponibiliza ainda um dicionário (de banquês para português) que de forma simples e resumida explica os principais termos financeiros, alguns dos quais eram desconhecidos da generalidade dos portugueses até há pouco tempo. Para os mais pequenos, a Deco também criou um mini-site instrutivo. Em www.gerirepoupar.com, a associação de consumidores procura ajudar os miúdos a "fazer contas à vida". Neste site, as crianças entre os seis e 12 anos podem fazer alguns jogos em que o objectivo é que aprendam a gerir o dinheiro. Mas também existe um espaço dedicado a jovens com mais de 12 anos que disponibiliza vídeos educativos.
Comentários