Avançar para o conteúdo principal

Bodas de Estanho


Em 2001, o mundo entrou em choque no dia 11 de Setembro.  

Porém, e independentemente do peso que esse dia teve nas nossas vidas, muito mais se passou nesse ano. 

O presidente do Congo, Laurent Kabila, foi assassinado, em Janeiro, e na continuação de uma sangrenta guerra civil, o seu filho Joseph Kabila assumiu o poder. Em Israel, no inicio de Fevereiro, Ariel Sharon foi eleito como o 5º primeiro ministro, em 5 anos. Em Março, aos rebeldes Albaneses da Macedónia saltou-lhes a tampa, durante 6 meses de conflito exigiram mais autonomia e só sossegaram as ambições num acordo em Agosto, mas tropas britânicas da NATO tiveram que desarmar os guerrilheiros. Em Abril, um avião espião americano colidiu com um jacto chinês e a coisa esteve muito mal parada ... durante 11 dias os 24 tripulantes norte-americanos estiveram presos e só foram libertados depois dos EUA emitirem um pedido formal de arrependimento. No final de Junho, o ex presidente da Jugoslávia, o mui querido Slobodan Milosevic, é entregue ao Tribunal Penal Internacional, das Nações Unidas, em Haia, para ser julgado por crimes de guerra. Em Julho, 178 nações (sem os EUA: era o Bush o Presidente, recordam-se?! Nomeado oficialmente a 20 de Janeiro desse ano) chegaram a acordo sobre condições climatéricas- Kyoto Protocol.

Como resposta aos ataques terroristas do 11/9, em Outubro tropas americanas e britânicas lançaram bombardeamentos diários aos governos Taliban e aos campos terroristas da al-Qaeda no Afeganistão. No final de Outubro, o IRA anunciou que começou a desmantelar o arsenal bélico, permitindo um avanço significativo no processo de paz da Irlanda do Norte. No final de Novembro, numa conferência patrocinada pelas Nações Unidas em Bona, as facções afegãs reuniram-se para constituir um governo pós-Taliban; no inicio de de Dezembro Hamid Karzai foi escolhido como líder do governo de transição e dias depois o regime Taliban afegão colapsou sob as bombas americanas e o avanço das tropas terrestres da Northern Alliance.

Nesse ano, os LA Lakers venceram a NBA, derrotando os Philadelphia 76ERS. 

Em Wimbledon, Venus Williams levou a Taça Feminina (singulares) e nos Homens o vencedor foi  Goran Ivanisevic (singulares). Em Roland Garros, os vencedores foram em Singulares Masculinos, Gustavo Kuerten e em  Singulares Femininos, Jennifer Capriati. No USA Open, Lleyton Hewitt e Venus Williams sagraram-se campeões. 

Por cá, o Boavista foi campeão nacional de futebol 2000-2001 com 77 pontos. Feito histórico. Não valeu de muito!



Filmes que saíram nesse ano: 
  • A.I. Artificial Intelligence
  • Ali
  • A Beautiful Mind
  • Bridget Jones's Diary (rir, chorar, rir, chorar...)
  • The Fellowship of the Ring
  • Harry Potter and the Sorcerer's Stone 
  • The Majestic
  • Monsters, Inc.
  • Ocean's 11
  • Pearl Harbor (mau, mau, mau!!!)
  • Shrek
  • Vanilla Sky (que seca...)

Musica que se fez em 2001

  • Blink-182, Take Off Your Pants and Jacket
  • Destiny's Child, Survivor
  • Bob Dylan, Love and Theft
  • Lenny Kravitz, Lenny
  • Jennifer Lopez, J.Lo
  • R.E.M., Reveal
  • Britney Spears, Britney
  • The Strokes, Is This It

E no meio de um mundo em ebulição, duas pessoas conheceram-se, encontraram-se e tomaram uma decisão de alto risco. Optaram por dar as mãos e namorar e logo se vê.

Nada os tinha preparado para o que o que foi acontecendo nos 10 anos seguintes. E, um dia, passaram 3.650 dias que de fáceis e risadas tiveram também nuvens negras e distâncias. 

Amanhã é o dia 3.651, mas who is counting? A felicidade não se mede. Sente-se.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun