Avançar para o conteúdo principal

Para a Luisa e para a Odete

Conheço a Luísa desde que vim ao mundo. Ou seja, ela já me anda a aturar há muitos anos. Três décadas e meia para ser mais exacta (esperem um bocadinho que vou ali suicidar-me e já volto...).

Não sei bem o que ela achou de mim quando me viu. Mas dela, desde que me lembro, foi paixão. Total. Adorava ir buscá-la ao aeroporto. Havia sempre uma caneca ou sandes de avião aqui para a tonta. E Oreos. Eu comia Oreos antes de sequer alguém saber que existiam. 

A Luísa enchia-me de presentes, o que para mim é meio caminho andado para eu ADORAR a pessoa, admito. Depois fazia-me rir: porque arranjava discussão com quem quer que fosse que andasse connosco, em bando, tipo acampamento de ciganos. 

Quando penso na Luísa, recordo dos passeios forçados à beira de água, na Foz do Arelho; comer caracóis ao fim do dia, farturas à noite; sumo de laranja aos pequenos almoços nuns copos de vidro que pareciam bordados; dormir no chão lá de casa; um brutal escaldão em dia de nevoeiro que me levou as unhas ao negro e o corpo a tremer e ela a besuntar-me de creme, no Baleal, metidas numa casa de banho de uma esplanada de praia, aflitas para que o pai não se apercebesse da gravidade; das saladas de fruta que ela me fazia quando eu estudava para os exames na faculdade e a mula gozava férias; de me levar às farmácias canadianas e eu andar por ali extasiada a ver as prateleiras; das alergias estranhas que a atiravam ao tapete; as idas à tourada.

A Luísa era a pessoa que me puxava o cabelo quando fazia o sacana do rabo de cavalo; que me dizia para encolher a barriga, sempre, para não criar estômago (eu tinha 5 anos!); que me mandava parar de ler que era uma chata sempre com livro agarrado às mãos; que me chamava chata e comichosa (admito, sou filha de pai e sou muito de nojos e nada de saltar rchas e coisas assim fora do "certinho").

E a festa que era quando ela decidia irritar tudo e todos quando decidia uma coisa e mudava de ideias duas a tres vezes em menos de 10 minutos sobre os planos para o dia. Era sempre como ela queria.

No entanto, é essa Luísa que sempre admirei.  Forte, decidida, frontal, senhora de si mesma. Um modelo. A Luísa representa o que para mim é família. Deu-me amor, carinho e a mão quando eu mais precisava. Apesar da distância é uma força que nunca me deixou cair. Todos os anos desejava que eles voltassem para Portugal. Fazem-me falta. Tanta. 

A Luísa foi alguém que esteve à altura de quem me abandonou. A Luísa é mãe da minha irmã e avó da minha afilhada. Dava a minha vida pela Luísa (e pelo meu padrinho também!).

Há 18 anos, no seu desvario muito próprio, a Luísa entregou-me a outra mulher de excepção. Só podiam ser grandes amigas. A mesma energia, pelo na venta e determinação. E a gargalhada. Apesar de todas as merdas que acontecem na vida, estas senhoras (com "S" maiúsculo) não esmorecem, não baixam os braços e dão o corpo às balas. E depois fazem disparates e é a risada total. 

Naquele Verão a Odete, de repente, tornou-se importante para mim. Toda ela é vida, boa disposição e cabeça erguida. E mente jovem.

Disseram-me há uns tempos que tive muitas vidas passadas e, por isso, tendencialmente dou-me melhor com pessoas mais velhas que eu. Ou é isso, ou é do facto de vocês serem especiais de corrida, a verdade é que vos adoro. 

Ao saber que diariamente me visitam aqui no Blog, fez-me chorar desalmadamente. De saudades, de falta do vosso mimo, e de orgulho.

Muito, muito obrigada! 

Beijos às duas!


Comentários

Bela disse…
Lovely sister... how did you find out that they read your blog? I told them about it and both of them love reading your words.
By the way, you almost brought me to tears. I miss you very much and wish I could see you again soon.

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun