Moro numa Rua C projectada a qualquer coisa... Soa a bairro social. No futuro, em vez de ser a bela vista com a sua populaçao gira a abrir os jornais, será o bairro social no centro da cidade. ja imagino os confrontos se continuam a estacionar os carros nas entradas dos predios. E o Nuno será o 1º a atirar o cocktail molotov... vontade nao lhe falta e estamos cá há menos de 5 dias.
Relativamente à Bela Vista, choca-me o conceito batido de que pobreza tem que ser necessariamente igual a ser-se criminoso. As pessoas com menos rendimentos têm que ser todas assassinas, dealers ou ladrões? Os menos privilegiados são todos desprovidos de valores? Porque a maioria dos discursos de jornalistas (ou pseudo coisa e tal), politicos e paineleiros é de que esta violencia é desculpável como se funcionasse como lógica causa-efeito natural.
Os bairros de realojamento podem ser mal definidos e não serem jardins encantados mas quem os degrada é quem lá vive em casas praticamente oferecidas e pagas por nós (por aqueles que pagam impostos, leia-se!), pois uma parte de quem lá mora também não as paga e vive encostado à parede à espera do proximo golpe entre 2 passas no charro.
O que falha? Se soubesse, era uma gaja com tempo de antena mas posso opinar:
a) falta de controlo / policiamento mais activo / presente no dia a dia para não deixar os maus da fita ganharem terreno;
b) intervenção social que promova a inserção e a integraçao, estimulando aos hábitos de bom senso de vida em comunidade com direitos mas também deveres;
c) que quando os Toninhos desta vida são presos, não sejam libertados no dia seguinte apenas para continuarem a fazer o mesmo e a infestar tudo á sua volta como um elemento tóxico e corrossivo, prejudicando inclusive quem quer levar uma vida normal nesses bairros.
Discurso mtº á direita? Estou-me nas tintas. 1º, porque não sou de direita. 2º, porque quem tem um histórico de carjacking (que pode sempre degenerar em violencia extrema) e de roubo a ATM´s, em fuga à policia, arrisca-se a levar 1 tiro. Enterrem-no. Aos que deste mártir, transformam o luto em guerrilha urbana, prendam-se. Estamos a viver com medo que a policia aja como é seu dever por medo das repercussões? Por causa de 1 gajo que assaltava pessoas e vivia a coleccionar ATM's? PqP. Não roubava para comer, roubava para ser mais um com tenis de marca e parecer o cristiano ronaldo e ter plasmas em casa. PqP mais uma vez.
PS. sou apologista das camaras na cidade (como em Londres). quem não deve, não teme. E a segurança é ou deve ser um valor importante para a vida em sociedade. E não, não sou de direita. Tenho é cabeça para pensar!
Comentários
Eu que me assumo de direita e que defendo todos os valores acima descritos, e muitos outros ainda mais restritivos e punitivos, estou muito orgulhoso. Sobretudo porque efectivamente basta uma cabeça boa para concluir que as soluções adoptadas nas sociedades ocidentais modernas estão a suicidar-se mais rápido do que pensam.
Ainda há-de vir o dia.... e bem rapidinho...