O cigarro estava no fim. Ardia devagar, sem conhecer a pressa do ardor dela. Ele entrou de rompante, sorriu e isso afectou-a. Pô-la de alerta.
Palavras ecoaram. Ela não as entendeu. Nem sequer as escutou. Divagava perdida na voz dele, no ácido acutilante que ela representava, invadindo-lhe o espírito com lembranças desgastadas, num ritmo pausado mas devastador.
Anuiu, por fim, maquinalmente. Já não se sentia dona de si mesma, perdia as forças sem, contudo, o revelar; arrastava-se na corrente simulando estar ancorada; tremia, enfim, sem deixar perceber as fendas. Olharam-se, por instantes, olhos nos olhos e o universo girou, paz e guerra colidiram, o tempo parou como se nunca tivesse tido inicio.
Bailaram a dois, algures uma sinfonia tocava só para eles mas tão baixo que eles não escutaram, não sentiram e debandaram. Ambos queriam fugir dali. Afastarem-se para longe do desconforto que cada um infligia ao outro.
As mãos trémulas dela davam sinais de insanidade. Ele ansiou por carinhos daquelas das mãos mas não se deu conta que os desejava. Nunca se apercebera do quanto necessitava dela, do cheiro que ela emanava ao passar indiferente, do brilho dos olhos negros, do toque delicado da sua presença. Ele nunca vira nada disto, nunca conseguira aliar-se à presença dela. A dúvida estivera sempre lado a lado com o quotidiano deles que se haviam juntado pela força da paixão de um e pelo desalento carente de outro.
Nunca fora uma convergência de sentidos e trilhos, apenas duas calçadas de Lisboa que se cortaram numa avenida e seguiram independentes o seu caminho para o Tejo. "Adeus" desenhou-se nos seus lábios cansados de diluírem mágoas em privado.
Ele viu-a partir e esperou que ela voltasse. Quedou-se sozinho. Sentiu o impulso para correr atrás dela. Foi-se deixando ficar até entender que que ela não sucumbiria. Então sentiu-lhe a falta, tornaram-se inteligíveis as saudades e tomou consciência que perdera o que não chegara a ganhar porque nunca a amara como a amava naquele momento. Derrotado, deambulou e desejou voltar a encontrá-la sabendo de antemão que era tarde demais
Comentários