A IKEA é um conceito óptimo, tem produtos giros, é inovador, tem qualidade e boa oferta.
É loja-fétiche da decoração, cria empregos, gera um volume de negócios brutal e tem uns catálogos todos catitas.
Além disso, baluarte da sua herança sueca, tem procedimentos funcionais supostamente para ajudar o cliente.
Mesmo assim, permitem (validam, aceitam, dão o OK nas suas instalações) que o seu parceiro de transporte e montagem tenha um comportamento de aldrabão puro e duro.
3 idas à Ikea (uma a Loures, duas a Alfragide), 3 vezes se questionou como, depois de seleccionados os armários pretendidos, e assegurando nós o transporte, quando nos poderiam fazer a montagem dos malfadados armários (que nos parece complexa). Só uma nota, para esclarecer, não estamos a falar de 2 estantes Billy de 90€, mas de um montante muito mas mesmo muito acima.
Primeiro, só para Agosto porque há um excesso de pedidos de entregas. Ok, resolvido isso, voltaram a explicar onde pediamos as peças e pagávamos, onde nos entregariam e onde de seguida contratávamos a montagem. Confirmaram que não seria necessário processo de medição do local, uma "regra" que explicámos ser desnecessária porque nós, que moramos na puta da casa, sabemos que os armários cabem. Mas, tudo bem, confirmado. Há data disponivel para o dia em que poderiamos estar em casa. Perfeito.
Em Alfragide, já sabiam quem éramos e o que queriamos. Tanto as pessoas da loja, como os da transportadora. Já nos tinham dito inclusive os preços. Montagem, 80€.
Pois bem, hoje, quando se vai fazer o contrato afinal, e dado SER APENAS montagem, ie, penalizando-nos por não comprarmos o serviço de entrega, o preço praticamente passava para os 160€, entre a taxa de deslocação, mais o imposto rodapé e as tretas todas de argumentos que arranjaram.
Apesar de ser uma questão de dinheiro (80€ é diferente de 160€), optámos pelo salve-se quem poder, e daqui a uns 6 anos temos aquilo montado. Porque se há coisa que me irrita é quererem-me fazer de parva. O tentarem enrabar o cliente com coelhos tirados da cartola assim de repente. Tiveram mais do que tempo para nos esclarecer acerca dessa sobre-taxa (e perante esse dado tomariamos uma decisão) mas nunca ninguém fez jogo honesto.
Por mim, os armários tinham lá ficado. Pelo preço que foram não mereciamos este mau serviço. Aliás, para os principios que a IKEA tanto apregoa esta atitude é incoerente. E se a culpa é da transportadora, que tem autonomia para agir como se fosse vendedora de time-sharing, a IKEA é responsável, em última análise.
Tão ladrão é o que rouba a horta como o que fica à porta.
Fico mesmo lixada com tanta garganta e depois, vai-se a ver, no terreno são só mais uns a enganar o pessoal. Livra!
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