Avançar para o conteúdo principal

Eu & a Boda

Os meus pais educaram-me para ser independente. Possibilitaram-me que eu estudasse tudo e mais um par de botas. Apesar de orgulhosos, nunca agiram como se eu fizesse mais do que a minha obrigação eu ter boas notas: ora se era notório que era inteligente e não fazia mais nada na vida, estúpido seria ser um "3" ou um "12".

Nunca me fomentaram a ideia do casamento como um objectivo central de vida. O que eles preconizavam era ter uma carreira, a minha casa, poder pagar as minhas contas e que eu viajasse muito (coisa pra' qual mostrava jeito).

Durante muitos anos agradeci quer não me tivessem tornado numa noiva em potência desde "piquena". Tipo a Mónica do "Friends". Daquelas que já nascem com o véu agarrado ao tornozelo.

Hoje em dia, já teria mas é agradecido se me tivessem tirado da escola e me tivessem posto numa academia para gordos a fazer ginástica 12 horas dia, até mudar a minha genética, aprender a conviver com "apenas" comer uma maçã de manha, uma sopa ao almoço e leite ao jantar e sobreviver. Ou seja, terem-me dado tratamento de candidata a miss Venezuela. Desde pequena, exercícios para ser mais alta (presa nos espaldares, horas a fim), tratamentos para reter o meu louro Cláudia Schiffer, mamas bem trabalhadas, remoção de 2 vértebras para alongar a figura. Teria sido muito mais bem sucedida, quem sabe hoje podia estar ao nível da Cristina Ferreira.  Ou de mulher de algum jogador da bola, dos que ganham dinheiro de facto, e o meu dia a dia seriam massagens, piscina e enchimento das nádegas (não é nada sexual, é um processo de empinanço do rabo).

Assim como assim, onde está a carreira? Durante uns anos ganhei bom dinheirinho mas prostitui a alma. Aturei pessoas do mais estúpido, mal formadas e mentirosas que existem. Levantava-me cedo todos os dias e trabalhava até tarde. Pra' quê? Só serviu para sentir-me miserável e odiar-me. Para hoje não conseguir levantar o cú da cama sem ser em sacrifício. Fiquei traumatizada. E sou como aquele atleta do Sporting: "de manhã quero é caminha"!

E, sim, viajei. Mas ao dia de hoje nem carreira, nem vocação, nem puta ideia nem passeio. Receita perfeita para as sessões de terapia. Sinto que a minha vida acabou (que é, curiosamente, o que sente muita gente que casa!)

As miúdas que cresceram a imaginarem-se de vestido branco cheio de tule, da Penhalta, a caminhar numa passadeira encarnada ao som do Avé Maria, quiçá nos Jerónimos (vejam como a minha mente começa logo a divagar para caminhos da possidonice) e a contar o dinheiro ganho, no fim da festa, devem ser mais realizadas, mais felizes. Digo eu. É mais fácil casar do que ter uma carreira.  

Porém, prefiro não me meter nesses carnavais. Todas as noivas que acompanhei assim mais de perto no pré boda, transformaram-se, durante umas semanas / meses,  em seres mesquinhos, histéricos, interesseiros e com muito mau feito.

Uma noiva que conheci tinha uma lista fictícia no El Corte Ingles com coisas que NÃO queria e que depois iria trocar por um mega Home Cinema. Aparentemente, é algo recorrente! Os convidados VIP não dariam tostão para o home cinema (que é um presente impessoal) mas comprariam qualquer coisa (havia 3 fondues na lista!). Quando ela me alertou para o "esquema" e para o que realmente da lista era sua intenção manter, comprei-lhe propositadamente a segunda peça mais barata. A duas  semanas da boda ela ligou-me a perguntar se o meu recém namorado (na altura), que era meu acompanhante, mas q ela não conhecia, ainda ia comprar o presente ou no el corte inglês ou na agência de viagens. É preciso ter LATA!!!

Na sua cabecinha sem adjectivo, o meu presente não cobria certamente a "entrada" dos dois na festa. E durante meses levei bocas acerca de "pessoas" que iam a casamentos e não davam um valor condizente. "Bocas" que ignorei sempre. Porque ela era minha amiga, porque estava momentaneamente louca e porque não queria acreditar que uma gaja armada ao mais "tia" possível, pudesse apenas estar apenas orientada ao tostão. E ser tão pouco elegante. Afinal não seriamos convidados, seriamos contribuintes! Na altura, fiz uma das coisas que faço melhor: caguei para ela.

O casamento continua a ser algo que pessoalmente dispenso. Porém hoje faz mais sentido porque vivo numa relação (ao que parece, longa). Só que o Moço, que faz questão destes pequenos apontamentos do "charme discreto da burguesia", gosta de tudo aquilo que eu não gosto numa boda: rotina e tradição.

Mesmo tendo uma madrinha que "acha" que me daria um Vera Wang (como se houvesse modelos que me servissem... mal empregado Vera Wang) e um padrinho que há anos que diz que me oferece a aliança Cartier, eu queria mesmo era ... Viajar.

E descobrir algo para fazer que me satisfaça e dê dinheiro (sem que me tenha que levantar cedo).

Para casar basta ir à conservatória e almoçar no topo do  Hotel Sheraton. Chega.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun