Avançar para o conteúdo principal

Conflito de Gerações

É engraçado ver nos blogues (sobre moda) como há mulheres, mais novas ou mais velhas, que conseguem escrever tratados inteiros sobre a Primark, sobre a mais normal tshirt da Blanco ou, para o toque de classe, o sapato mais pavoroso do Louboutin, mas ignorando quem são algumas pessoas de quem expôem fotos; ou não entendem a origem de determinadas imagens e nem sequer o que representam e que, por acaso são famosas, tipo:


Eu sei que o generation gap é lixado e há pouca paciência para a ignorância dos mais "joves" mas a curiosidade é transversal a todas as idades. Não sabem, pesquisam.

Este facilitismo geracional (que afecta também a minha geração) de "não sei, vou escrever uma baboseira porque é uma lata de sopa" é confrangedor.

Há poucos anos, numa conversa com colegas de trabalho, eu e a MM íamos tendo uma síncope perante um quadro de misérias absoluto. Eu sou mais velha que a MM mas ambas estudámos Relações Internacionais, aquele curso que não têm saídas profissionais, mas obriga-nos a sair de uma aula de Direito, para uma de Demografia, uma de Inglês, outra de Economia Internacional e o nosso mindset sempre a mudar como se fossem lençóis em hotel. Ou seja,  era assumido que nós sabiamos "stuff" (cultura geral, no mínimo) e nós éramos obrigados a estar atentos a outras coisas que não a novela ou o Big Brother (antes não havia programa dos Gordos).

Num momento de dolce far niente no trabalho, eu e a MM recriámos uma situação que se tinha passado no Quem quer ser Milionário, no GOZO.

A questão era: quem foi o primeiro ministro sueco assassinado nos anos 80. As opções de resposta eram: a. Ingmar Bergman; b. Sven-Goran Eriksson:c. Matts Magnunson; d.Olaf Palme.

Tal como no programa, o resto da nossa malta olhava para nós no total vazio. Claro, que Olaf Palme não lhes dizia nada. Eriksson e Magnunson eram vagamente conhecidos (pelo futebol mas não havia ideias claras se eram contemporâneos, se tinham jogado na mesma equipa, se tinham estado em Portugal; note-se que o Sven-Goran era, na altura, apenas o seleccionador de Inglaterra).

O momento gritante-vou-lhe dar com marretada nos cornos-ó ignorante da treta dá-se quando uma das "piquenas", que arrotava à boca cheia que os progenitores eram muito cultos e tinham cargos importantes no Governo Regional da Madeira), do alto do seu narizinho empinado, afirma com a maior das arrogâncias que não tem que saber quem é o Ingmar Bergman porque sendo este um realizador (informação fornecida por nós), ela não via nem contava ver filmes dele.

Não sendo eu fã do Ingmar Bergman, apeteceu bater-lhe com o sapato naquela cabeça tola, a ver se lhe abria a mente à magnifica experiência de "aprender", não para ter uma nota, mas para SABER, valor completamente desvalorizado. O conhecimento, o prazer de saber coisas novas tornou-se cada vez mais raro.

Assim estão estas pseudo fashionistas: nunca fizeram sopa de tomate, não sabem o que é aquilo. E nem querem mexer o rabiosque à procura. A Olivia Palermo, certamente sabe. Até as Kardashians!


PS. o senhor que foi assassinado foi o Olaf Palme. Para mais informações, consultem a Wikipedia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun