Avançar para o conteúdo principal

Bodas de Estanho


Em 2001, o mundo entrou em choque no dia 11 de Setembro.  

Porém, e independentemente do peso que esse dia teve nas nossas vidas, muito mais se passou nesse ano. 

O presidente do Congo, Laurent Kabila, foi assassinado, em Janeiro, e na continuação de uma sangrenta guerra civil, o seu filho Joseph Kabila assumiu o poder. Em Israel, no inicio de Fevereiro, Ariel Sharon foi eleito como o 5º primeiro ministro, em 5 anos. Em Março, aos rebeldes Albaneses da Macedónia saltou-lhes a tampa, durante 6 meses de conflito exigiram mais autonomia e só sossegaram as ambições num acordo em Agosto, mas tropas britânicas da NATO tiveram que desarmar os guerrilheiros. Em Abril, um avião espião americano colidiu com um jacto chinês e a coisa esteve muito mal parada ... durante 11 dias os 24 tripulantes norte-americanos estiveram presos e só foram libertados depois dos EUA emitirem um pedido formal de arrependimento. No final de Junho, o ex presidente da Jugoslávia, o mui querido Slobodan Milosevic, é entregue ao Tribunal Penal Internacional, das Nações Unidas, em Haia, para ser julgado por crimes de guerra. Em Julho, 178 nações (sem os EUA: era o Bush o Presidente, recordam-se?! Nomeado oficialmente a 20 de Janeiro desse ano) chegaram a acordo sobre condições climatéricas- Kyoto Protocol.

Como resposta aos ataques terroristas do 11/9, em Outubro tropas americanas e britânicas lançaram bombardeamentos diários aos governos Taliban e aos campos terroristas da al-Qaeda no Afeganistão. No final de Outubro, o IRA anunciou que começou a desmantelar o arsenal bélico, permitindo um avanço significativo no processo de paz da Irlanda do Norte. No final de Novembro, numa conferência patrocinada pelas Nações Unidas em Bona, as facções afegãs reuniram-se para constituir um governo pós-Taliban; no inicio de de Dezembro Hamid Karzai foi escolhido como líder do governo de transição e dias depois o regime Taliban afegão colapsou sob as bombas americanas e o avanço das tropas terrestres da Northern Alliance.

Nesse ano, os LA Lakers venceram a NBA, derrotando os Philadelphia 76ERS. 

Em Wimbledon, Venus Williams levou a Taça Feminina (singulares) e nos Homens o vencedor foi  Goran Ivanisevic (singulares). Em Roland Garros, os vencedores foram em Singulares Masculinos, Gustavo Kuerten e em  Singulares Femininos, Jennifer Capriati. No USA Open, Lleyton Hewitt e Venus Williams sagraram-se campeões. 

Por cá, o Boavista foi campeão nacional de futebol 2000-2001 com 77 pontos. Feito histórico. Não valeu de muito!



Filmes que saíram nesse ano: 
  • A.I. Artificial Intelligence
  • Ali
  • A Beautiful Mind
  • Bridget Jones's Diary (rir, chorar, rir, chorar...)
  • The Fellowship of the Ring
  • Harry Potter and the Sorcerer's Stone 
  • The Majestic
  • Monsters, Inc.
  • Ocean's 11
  • Pearl Harbor (mau, mau, mau!!!)
  • Shrek
  • Vanilla Sky (que seca...)

Musica que se fez em 2001

  • Blink-182, Take Off Your Pants and Jacket
  • Destiny's Child, Survivor
  • Bob Dylan, Love and Theft
  • Lenny Kravitz, Lenny
  • Jennifer Lopez, J.Lo
  • R.E.M., Reveal
  • Britney Spears, Britney
  • The Strokes, Is This It

E no meio de um mundo em ebulição, duas pessoas conheceram-se, encontraram-se e tomaram uma decisão de alto risco. Optaram por dar as mãos e namorar e logo se vê.

Nada os tinha preparado para o que o que foi acontecendo nos 10 anos seguintes. E, um dia, passaram 3.650 dias que de fáceis e risadas tiveram também nuvens negras e distâncias. 

Amanhã é o dia 3.651, mas who is counting? A felicidade não se mede. Sente-se.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Devo ser a unica mulher

Que gosta do Mr. Big. Pois que gosto.  Enquanto a Carrie era uma tonta sempre à procura de validação e de "sinais", a complicar, a remoer, ser gaja portanto, o Mr. BIG imperfeito as may be era divertido, charmoso, sedutor, seguro (o possível dentro do género dos homens, claro), pragmático.  E sempre adorou aquela tresloucada acompanhada de outras gajas ainda mais gajas e mais loucas.  Fugiu no dia do casamento? Pois foi. Mas casaram, não casaram? Deu-lhe o closet e um diamante negro.  Eu gosto mesmo muito do Mr. BIG. Alguma vez o panhonhas classe media do Steve? Ou o careca judeu que andava nu em casa? Por Sta. Prada, naooooooooo! 

I used to love it...

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.