Avançar para o conteúdo principal

Quando não há inocentes...

Ser chamada de gorda, sempre que há oportunidade, pelo nosso mais que tudo pode ser considerado bullying?
Apesar de não andar na escola, sou alvo da crueldade de outrém, o qual já devia ter idade para ter juízo. E ter receio pela sua preciosa colecção de CDs visto eu conhecer o conceito de vingança e saber onde mora o "agressor".
Em miúda, era o estereótipo estampado de alguém a quem o bullying lhe ia cair em cima. Então veja-se: claramente com peso a mais (eu e a minha mania de ser coerente, ao longo dos anos), aparelho nos dentes, óculos e boas notas. Mesmo a pedi-las, não?
Há 20 anos o bullying já existia. Mas éramos a geração do "Dartacão" e do "Agora, Escolha", caramba. Os miúdos eram muito mais inocentes. Mesmo quando eram maus. Os apalpões constantes nos corredores não davam azo a processos de assédio nem nos faziam sentir humilhadas. Hoje serão condenáveis, proibidissimos e mesmo assim as miúdas devem ser as primeiras a porem-se a jeito. Na altura, podíamos responder com um belíssimo e sonoro estaladão.
Os comentários de gozo excessivo, os empurrões nas escadas e mesmo as agressões que aconteciam eram geridos como algo natural no contexto de hormonas em crescimento e mentes tolas ainda a sair da infância e a tentar perceber a dinâmica de grupos.
Tudo o que me tenham feito de mal, sinceramente, já nem me lembro. Aconteceram, certamente mas não deixaram mazelas. Naqueles anos, apesar de ser um alvo fácil, tinha uma surpreendente capacidade de encaixe para relativizar as coisas e nunca tive medo de ir para a escola (era mais sábia e destemida aos 12 anos do que hoje, extraordinário!).

Por um lado, anos de botas ortopédicas e o correcto ensinamento doméstico, tornaram-me profissional da canelada. Por outro lado, o ambiente familiar de afago ao ego, não me fazia sentir frágil mas especial. Por fim, e muito honestamente, olhava para os agitadores de serviço, os provocadores desalinhados, com algum desdém não intencional. Sentia-me mais inteligente, melhor que a média dos meus colegas e isso dava-me um "colchão" de superioridade que amortecia as pancadas e que levava à indiferença (visto ao dia de hoje, é irónico: até parece que o Q.I. me tenha sido particularmente útil na vida adulta!).
Todo este pedaço egocêntrico vem a propósito do Menino do Tua, história que, para lá da miséria da inenarrável Comissão de Inquérito, de facto tem importância no caos deste pais. Chegar aquele ponto (para tomar a decisão de deixar o rio levar a dor) é de um desespero brutal (sei e nem o discuto). Numa criança de 11-12 anos é extremista demais. Ninguém reparou naquela situação limite?
Que pais são aqueles que não viram o sofrimento do filho e que não tentaram perceber o que se passava? Porque não lhe incutiram força e, ao mesmo tempo, lhe davam uma sensação de protecção? Todos temos mecanismos de reacção diferentes, mais ou menos resilientes. Parte da nossa formação contribui para esses mecanismos ganharem força. Faltando base de apoio, nem todos podem ser heróis ou sobreviventes.
E que professores inconsequentes não perceberam o que se passava e não lidaram com o assunto? As agressões que aconteciam na escola eram sancionadas por quem? Alguém se preocupou com alunos á responsabilidade da instituição assim que atravessam os portões? O ser professor é só fazer greve e andar em manifs?
Os outros colegas e amigos, que sabiam do que se passava, não reagiram? Não contaram a ninguém? Acharam que era normal e assistiram em silêncio, esperando que o tempo enterrasse as provas deste quadro, e não lhes calhassem represálias? É isto que lhes é ensinado?
Quanto aos agressores, que espécie de indivíduos andam os pais a fabricar? O que explica o nível de perversão e maldade destas crianças, que distinguindo bem do mal não sabem ou não querem parar? São alimentados a mata ratos, enquanto crescem?
Todos falharam. E neste momento, outros tantos estão a falhar. Em vez do luto pelo Menino do Tua, todos que agora o choram, deviam fazer luto por si mesmos.

Comentários

Rubi disse…
Não sei da história do menino do Tua, mas em relação a ti eu prefiro destacar a estudante com uns olhos e cabelos bonitos e com malas sempre giras. E óptimos apontamentos :). Beijocas
Luisinho disse…
Esta tua exposição do Menino do Tua deveria ser difundida!
Talvez por ser pai e pensar que um dia o meu filho pode ser alvo de bulying ou talvez por pensar o quanto é fácil marcar um "alvo" naqueles ambientes...

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun