Avançar para o conteúdo principal

Das coisas sérias I

A minha vida profissional levou-me a conhecer, ao longo destes últimos "séculos", um numero de pessoas sem fim. Entre candidatos entrevistados e contratados, diferentes interlocutores das várias empresas clientes e colegas de trabalho, tive a oportunidade, algumas vezes, o raro privilégio, de lidar com um rol impressionante de indivíduos.

Lidar com tantas personalidades diferentes, em contextos nem sempre fáceis, quase sempre exigentes, e com a vertente de seleccionar "a" pessoa certa, gerindo expectativas e jogos de interesses dos clientes, ensina uma coisa ou outra. 

No entanto, a mais importante lição que me ficou clara como água, é de que independentemente das competências que uma pessoa demonstre, o seu verdadeiro activo reside na sua personalidade e num conceito vintage, uma pessoalidade íntegra. O que faz a diferença entre ter a capacidade, ou até o talento, e ser-se um bom profissional são os valores e princípios que nos vincam a personalidade. 

O empenho, o esforço, a dedicação, a disciplina, o ir mais além, resultam desse quadro de valores e do modo como estamos na vida. São estas pessoas que não fingem estar doentes para escapar às suas obrigações. Ou que entram tarde e saem cedo, aproveitando para queimar "horas" a beber cafés, enrolar o caracol ou a dizer mal dos colegas. Ou que se põem em "bicos de pés" diariamente para dar nas vistas, dando graxa a uns, tratando mal outros e revelando uma superioridade que não lhes assiste.

Gradualmente, as organizações começam a excluir estas figuras. A detectá-las e a retirar-lhes o tapete. Não é fácil pois estamos a falar de pessoas que se revelam no seu "melhor" no local de trabalho; e porque durante muito tempo a ambição sem limites e a filha-da-putice eram traços distintivos da lei da sobrevivência. Sobretudo em épocas de crise e de baixa segurança no emprego.

Mas, na verdade, o ADN conta e muito. Não só porque permite a alguém "correr" mais que os demais ou adaptar-se melhor a realidades em mudança, mas porque o espírito de entreajuda, de cooperação e de sinergias positivas, do qual resultam boas ideias e soluções que ajudam as empresas a aguentar-se e a prosperar, só é possível quando os colaboradores são dotados deste ADN saudável.

Não falo de seres abnegados que se diluem na organização. São profissionais com vontade de evoluir, com potencial de crescimento e energia para construírem uma carreira. Porém, fazem-no em prol do colectivo, sem uma atitude puramente egoísta de "passar por cima" e respeitando a sua autenticidade, afirmando-se pelas suas ideias e pelo que são, não pela capacidade de prejudicar terceiros.

Isto nem sequer implica que se criem laços de amizade mas vigora um interesse comum e todos alinham pelo mesmo diapasão, assente no desenvolvimento global e individual, na motivação e no esforço. Se todos sentirem que partilham a mesma "ética" e objectivos, menos distanciamento existirá com a empresa.

Em tempos duros como os que vivemos, os melhores são, não só os mais bem preparados, emocionalmente mais fortes e com maior flexibilidade; mas sobretudo os mais bem formados enquanto indivíduos. 

Ser boa pessoa, compensa. Vamos acreditar.


Comentários

Pato Feio disse…
O que eu acredito nisso, no trabalho, como de resto em tudo... a massa de que são feitas as pessoas faz toda a diferença, e não são de todo as competências e qualificações académicas que são garante de coisa nenhuma!
Pato Feio disse…
Ah e um beijinho, porque gostei muito de ler isto, e de saber que há ainda gente que a) acredita e b) tem o discernimento apurado!
You know who! disse…
Tens toda a razão, mas lá que são uma espécie em vias de extinção, terás de concordar que são.
São em períodos como os que vivemos que as pessoas revelam o seu melhor e pior. Infelizmente, o pior ganha força todos os dias.
Vão valendo aqueles desgraçados, cada vez menos, que nos fazem perceber que ainda vale a pena trabalharmos para as pessoas e acreditarmos.
Sim, porque quer queiras quer não, o nosso missão são pessoas. Mais nada.
Anónimo disse…
Texto muito bem escrito e certo.
Parabéns!

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun