Avançar para o conteúdo principal

descobre-se na NET

O Google é uma porta aberta para o infinito, quer-se goste deste ou não. É tipo máquina da cartomante das feiras: mete-se a moeda e sai a sina. Meti vinte e cinco tostões de "vergonha tóxica" e confirma-se que o conceito existe mesmo. 

É uma mudança no sistema de crenças pessoais rígidas e do controlo baseadas na vergonha (tóxica) em vez de  naturais crenças flexíveis baseadas no amor-próprio e na auto aceitação.

O sistema de crenças pessoais rígidas e controladoras da vergonha tóxica reforça os nossas atitudes e comportamentos; no dia-a-dia agimos de acordo com essas mesmas crenças disfuncionais de uma forma subtil baseadas na crença interior que aquilo que somos e fazemos não é “normal” ou correcto. Pelo contrario, somos “anormais”, indesejáveis e diferente os outros (interiorização de estigma e preconceitos).

Há uma diferença entre o sentimento de vergonha e o sentimento de culpa. 

A culpa é a crença de aquilo que fazemos (comportamentos) está ou não correcto (quando violamos o código de valores, por exemplo, se roubamos). A culpa genuína é importante. É um sinal indicador que violamos a nossa própria e universal conduta moral. Como tal ajuda a manter um nível aceitável de honestidade, fomenta uma auto critica saudável,

A vergonha tóxica não acomoda valores morais. É uma crença individual que reforça e distorce a realidade, quer tenhamos feito algo positivo ou não, assumindo de raíz que o "material” de que somos feitos não tem valor ou qualidade.

Se a culpa é algo que se pode resolver com o tempo, por exemplo, através de reparações dos erros do passado e na procura de soluções para corrigir e mudar as atitudes e os comportamentos disfuncionais, já a vergonha tóxica não se consegue anular ou fazer reparações, pois está enraizada no nosso ser. Vivemos com a sensação de que aquilo que temos de fazer em relação aquilo que nos rodeia é arranjar um rol de desculpas e justificações pela nossa própria existência, nem que para isso as nossas necessidades sejam ignoradas e/ou negligenciadas.

Pode-se ter "ataques" de vergonha tóxica, moderados e ou agudos. Pode-se viver num constante estado de vergonha, perfeccionismo e controlo. A vergonha tóxica pode ser o núcleo gerador e disfuncional das nossas  atitudes e comportamentos, que nos impõe regras rígidas e controladoras.


Assim, a vergonha tóxica é uma força poderosa que afecta a capacidade do individuo ser uma pessoa saudável, de sentir segurança, confiança e capacidade de cuidar de si mesmo, o melhor possível. Em ultima instância, mina a capacidade de sentir alegria, de amar e ser amado. Gera ansiedade, medo, desencaixe social. 

A vergonha tóxica alimenta-se do sentimento de inadequação e da rejeição, da debilidade e do desconforto, incapaz de valorizar as potencialidades e habilidades pessoais e única. A percepção que a pessoa tem de si é distorcida pela vergonha tóxica.

Ela significa que existe algo está errado dentro da pessoa, não é possível fazer nada para modificar isso, é intrínseco: a pessoa só consegue perceber-se como inadequada e “defeituosa” por natureza

A vergonha tóxica destrói a qualidade de vida, é uma experiência muito dolorosa, uma ferida profunda, sentida dentro de nós, que nos separa de nós mesmos e dos outros, que nos faz rejeitar a nós mesmos, e esta rejeição requer um disfarce, uma dissimulação. E é uma fractura transversal, que não conhece barreiras sociais, académicas ou financeiras. 

Ao produzir baixa auto-estima e um sentimento de desvalorização pessoal, a vergonha tóxica cria um processo de auto-sabotagem que coloca o individuo em segundo plano. 

E, em consequência, a pessoa age com base no medo; ou gera o hábito de dizer que sim quando gostaria de dizer não; ou com receio de desagradar às pessoas com quem tem contacto e para evitar conflitos, não aje de modo sincero; ou prefere esconder-se a ser rejeitada; ou omite a sua opinião em discussões para não pôr em risco o seu “espaço”. Ou, em sentido inverso, age de forma agressiva, e responde com rispidez, causando forte impressão negativa, auto-punindo-se internamente e arrependendo-se de ter agido assim. Ou  vive cheia de inibições, cedendo à vontade alheia e ignorando desejos e aspirações sem jamais tentar realizá-los.

Uma imagem corporal distorcida é também um sinal de baixa auto estima, pois quando a auto estima é saudável a pessoa aceita-se como é e não pauta seu corpo pela tendência do meio em que vive.

Life can be a real bitch. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun