Avançar para o conteúdo principal

Outubro - Mês da Prevenção Cancro Contra a Mama III


Hoje tive a oportunidade de estar com duas mulheres, lindas, bem dispostas, e cheias de força, que um ano depois estão agarradas à vida e deram um pontapé no cancro.

Não estão curadas, mas não desistiram, não desanimaram e são uma lição sem sequer se esforçarem. Apenas pelo seu GRANDE sorriso. 






FACTOS SOBRE CANCRO DA MAMA


-        De acordo com os últimos dados disponíveis, o cancro da mama é a doença mais diagnosticada em mulheres. Em 2008, estima-se que em 1.38 milhões de mulheres, em todo o mundo, foi diagnosticado cancro da mama pela primeira vez.1

O Cancro da Mama é o cancro mais comum entre as mulheres, excluindo o cancro de pele. A probabilidade de a uma mulher ser diagnosticado cancro da mama durante a sua vida é de 1 em 8. 2

-       - Muito embora as mulheres corram um risco maior, aproximadamente 1% de todos os cancros da mama ocorridos nos EUA são diagnosticados em homens;

-        - Estima-se que 5% a 10% de todos os cancros da mama tenham uma predisposição genética.4

-        - Para uma mulher sem sintomas e sem antecedentes, que esteja na casa dos 20 e dos 30 anos, recomenda-se que faça um exame clínico dos seios, como parte de um check-up de saúde normal. Para mulheres com 40 anos ou mais, o exame clínico pode ser um complemento importante de uma mamografia. 5

-        - Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer mamografias. As mamografias podem não detectar todos os tumores, mas continuam a ser um método muito eficaz para detectar cancro na mama.6

-        - Em 2012, a American Cancer Society estima que 226,870 novos casos de cancro da mama invasivo tenham sido diagnosticados em mulheres nos EUA, resultando em 39,510 mortes. 7

-        - O National Cancer Institute estima que aproximadamente 2.6 milhões de mulheres americanas com um historial de cancro da mama estavam vivas em Janeiro de 2008 – mais de metade do número de mulheres a quem foi diagnosticada a doença nos dez anos anteriores.8





FAÇA ISTO POR SI E POR AQUELES QUE AMA

Algumas mudanças no seu estilo de vida e consultas médicas regulares podem fazer toda a diferença. O Cancro da Mama é mais tratável num estado inicial. A detecção precoce salva vidas.


Conheça o seu corpo
Examine os seus seios regularmente e comunique qualquer alteração ao seu médico.

Faça Exames
-        Tenha consultas médicas regulares. Se estiver na casa dos 20 ou dos 30 anos, peça ao seu médico para fazer um exame clínico aos seus seios, durante a consulta;
-       Se tem 40 anos ou mais, faça uma mamografia anual; se é uma pessoa com um historial de risco, faça este exame mais cedo.

Mantenha-se em Forma
-        Coma vegetais e fruta. As suas fibras, anti-oxidantes e outros nutrientes podem ajudar;
-        Mantenha um peso saudável. Peso extra significa Risco extra;
-        Modere o consumo de álcool e brinde a uma vida mais saudável!
-        Não fume; se fuma, desista agora;
-        Faça exercício físico. Para reduzir o risco de cancro da mama, a American Cancer Society recomenda 45 a 60 minutos de actividade física, 5 ou mais dias por semana.




1 Fonte: International Agency for Research on Cancer/World Health Organization (http://globocan.iarc.fr/factsheets/cancers/breast.asp)
2-8 Fonte: American Cancer Society (www.cancer.org)
Para mais informações visite  American Cancer Society at www.cancer.org



Informação gentilmente cedida pela Estée Lauder Companies.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Da alegria

Gosto desses olhos que se iluminam e que pausam em mim como se nada mais existisse naquele longo momento. Esse olhar decidido, seguro, revelador de um modo de estar ciente do que se quer e descomplicado.
Fazes-me rir. Como se o mundo fosse fácil. Como se salvar-me das trevas não fosse uma missão mas sim manter-me saciada, livre, às gargalhadas, serena e em silencio, a ler com as pernas esticadas sobre ti.

Gosto das madrugadas de surf, mesmo ao frio. Dos beijos salgados e daquele teu cheiro misturado com água gelada. O cheiro que ainda hoje me faz ficar apreensiva, receosa, quando acordo a meio da noite e te ouço a respirar devagarinho e aquele cheiro está encostado a mim. E como aquele cheiro me apareceu e inundou de alegria.

A importância de se chamar Candidato

Numa altura em que as empresas recorrem cada vez mais às redes sociais para procurar candidatos a postos de trabalho (89%) e que 65% por cento é bem-sucedida, conseguindo contratações satisfatórias (Fonte: PR Comunicácion) convinha que as empresas de recrutamento e de executive search pensassem um bocadinho mais sobre o seu modus operandi.


Falo por experiência, por conhecimento e por não ter conseguido efectivar mudanças. 

O headhunter da velha guarda, armado em doutrina maquiavélica, que nunca leu, perspectiva o candidato como um meio para atingir um fim: facturar.  O candidato só serve enquanto servir os interesses do projecto. A satisfação do cliente é posta à frente de tudo e todos. Esta sobranceira linha de raciocínio,  a frio, tem alguma razão de ser. Quem paga as contas são os clientes. Como metodologia, é um erro crasso.
Num mercado concorrencial, um factor claramente diferenciador é a relação que se estabelece entre um consultor e os seus candidatos, pelo menos com aqueles que a…

I shine

Kiss me before you break my heart. There is still room to be damaged for every breath I take on myself and for myself. I regain confidence on me on every touch of you, even those that will be lost. 
The shivers running down on my spine awaken me and allow me to make you feel stronger, bolder, in love with life. 
I expand my senses while you will torn my world apart. We are under the same sky but I am meant to be a trail of light rather than a guiding star. 
I will burn your soul and you will break my heart. Yet I shine. So, kiss me and let's pretend.