Avançar para o conteúdo principal

Uma imagem vale tudo

Há uns anos, o companheiro de uma conhecida (portuguesa), americano, a viver em Portugal já há algum tempo, e mesmo antes de se fazerem à vida e terem voltado aos states, dizia-me que o que gostava menos nos portugueses com quem mais convivia era a preocupação com as aparências. O rapaz antes estudara e vivera na Bélgica e em Inglaterra e os portugueses, com quem se dava, e com quem media comparações, eram os colegas do trabalho

A bem da verdade, na altura, aquilo soou-me uma pitada de superioridade. Mas concluo, sem pejo, que ele tinha razão. Não quer dizer que noutros países as pessoas não vivam para as aparências, lógico, pelas mais diversas expectativas ou aspirações sociais, moldadas, ou não, em traços culturais. 

No entanto, café é café, conhaque é conhaque. As pessoas preocupam-se mais em parecer cheias de trabalho, do que efectivamente despachar de modo eficaz o trabalho que têm. Há o clássico ficar até mais tarde no escritório a encher chouriços apenas porque "cai mal" sair antes do colega A ou B ou antes do chefe (é real, conheço quem o faz e assuma que se não o fizer pode ser penalizado - não sabe como, mas dos comentários não se livram!). Há quem se queixe dia após dia que está assoberbado mas qualquer momento serve para fazer uma  pausa e ir-se queixar para outros pisos; ou fazer almoços de duas horas; ou prolongar reuniões infrutíferas para se ouvirem falar... Há quem se lamente porque as coisas não lhe estão a ser favoráveis, projectando uma imagem de alguém subaproveitado mas na verdade não faz nada para mudar, não demonstra proactividade, capacidade de inovar, mostrar valências. Há quem perante uma pergunta súbita, sem saber a resposta, prefere atirar para o ar informações inexactas, e vir a gerar problemas, do que assumir que não sabe, mesmo que seja para lá de sua obrigação saber. 

Se replicarmos na nossa vida pessoal, os exemplos multiplicam-se. Mas em contexto de trabalho, o parecer sem ser afecta irremediavelmente o trabalho de quem faz, sem buscar aparência, alem de que inquina a produtividade global. E, pior, o parecer apenas por parecer denota falha de carácter. 

Isto tudo, porque nesta semana me disseram que parecia mal uma coisa que eu faço (e não está em causa se é legitima ou não a critica) na minha vida pessoal e a metáfora usada para ilustrar (para eu entender) foi recorrer a um exemplo de trabalho, em abstracto. E eu vi a pessoa que me deu o conselho de outro modo. Imaginei-a no seu local de trabalho. 


Comentários

Cailin disse…
epa completamente! eu conheço tanta gente que faz que faz porque parece mal.. e se fosse só no trabalho tava eu bem! no meio onde cresci as pessoas não se importam minimamente em despejar os pais no lar, importam-se com o que os outros vão achar disso. eles são maus filhos mas ninguém pode saber!

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun