Avançar para o conteúdo principal

Em nome da burqha

Post 320
Mais um redondinho!!!

__________________________

Nem de devaneios vive a minha atenção.

Há muita coisa triste e dramática que se passa à minha frente. Eu não ignoro, acumulo qual muro das lamentações. Mas como de dor está o universo cheio, opto por trazer uma nota divertida às barbaridades que para aqui deixo como testamento do mundo em que habito.

Há, no entanto, cenários demasiado fortes para serem esquecidos. Ou para não se por o dedo na ferida.

Amanha é suposto  a iraniana Sakineh Astiani, condenada à morte por adultério, ser executada por enforcamento, de acordo com o alerta da Comissão Internacional contra a Lapidação.

Apesar do movimento internacional que se mobilizou em prol da injustiça da condenação, Sakineh dificilmente escapará ao triste fado de ter nascido mulher, iraniana, no Irão. 

Podem pôr os paninhos quentes do politicamente correcto que queiram, mas não estamos perante a morte em vão (todas o são) de uma mulher que não cometeu um crime, estamos perante um sistema de justiça vigente num determinado país que considera que os actos de Sakineh são adultério e, aos olhos da lei, a sua pena é a morte.

Sakineh é um rosto. Outros já o sofreram, outros lhe sucederão. Esta é a puta da realidade. Sakineh é uma imagem que gera solidariedade, mas o problema subsistirá pra' lá da sua morte. Chamam-se Estados não laicos, dominados pela religião (ou por fragmentos dela) em espiral de ortodoxia e fundamentalismo. 

Antes que me lancem uma fatwa, eu não associo os muçulmanos ao fundamentalismo islâmico. Mas não é possível sequer perdoar aos muçulmanos que simpatizem com as práticas radicais que o fundamentalismo islâmico exerce sobre as suas próprias comunidades, mantendo-as num transe repressivo e opressivo como forma de controlar e conseguir legitimar as Guerras Santas.

Ora, o que me custa sobre maneira é que muitos, tantos, demasiados, que neste caso usam a bandeira da infâmia contra o triste fim desta rapariga, são também os primeiros a insurgirem-se contra os Estados ocidentais que decretam a proibição de burqas e outras práticas sociais tipicamente fruto do radicalismo religioso, por serem um atestado contra a liberdade cultural islâmica. 

Porém, depois usam o mesmo tempo de antena para desancar a cultura islâmica quando há mártires pelo meio. Parece que fica bem vir a terreiro fazer estas manifestações em prol da vida que não é respeitada. 

É uma hipocrisia total. 

É contraditório

E reconheço que neste capitulo parte da Esquerda tem uma grande quota parte de culpa. Ora defende afincadamente o direito de minorias em atentarem aos direitos civis, em países em que esses direitos civis ainda são um referencial da vida em sociedade, advogando que os imigrantes não têm que se adaptar às realidades para onde vão viver, ora depois violentamente reagem quando as Leis que querem preservar, são postas em marcha nos países de origem. É espantoso este jogo de espelhos.

Escandalizam-se as vozes com o que disse Markel. É o mais fácil. Traz visibilidade. Mas Merkel, ao sublinhar o falhanço da integração dos imigrantes (sobretudo, turcos) na Alemanha, sendo que integração não tem que significar aculturação, só quis mostrar que as comunidades não podem colocar-se à deriva dos países que os acolhem. 

E a questão é esta: por toda a Europa, hoje, existem muitos indivíduos, legais ou ilegais, que rejubilam com a morte de Sakineh. Essa realidade, ao vir à superfície, criaria uma onda de repudio, mas daqui a 2 semanas estar-se-iam a defender as mesmas pessoas por terem o direito, histórico-cultural, de subordinar as mulheres a uma situação de inexistência e dependência.

Isto verdadeiramente brutal. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun