Avançar para o conteúdo principal

A Estrela


Quando a mãe começou com as dores, os sacerdotes recolheram-se e prepararam a bebida com que a família iria celebrar.

A noite ouviu o primeiro grito, não com a ferocidade de outros, mas de forma encantadora. Seduziu a sua audiência com o jeito tranquilo com que se apresentou. Cresceu por entre risos, brincadeiras e um afecto tremendo dos que o acompanhavam a cada minuto nos jogos, na aprendizagem, no modo como o seu olhar se colava aos sonhos, fazendo-o acreditar.

Sempre soube que algo estava escrito a seu respeito. No livro gravado com o seu nome, jazia o conteúdo do seu destino, mas não o podia ver, nem sequer se aproximar. Aguardava, apenas, aproveitando a ociosidade que lhe fora prometida, amando as mulheres que lhe apareciam no leito prontas a contentá-lo, permitindo que ele se satisfizesse no prazer delas.

Um vento quente, dos que provocam arrepios de desejo e que convidam ao encontro dos corpos, fez-se sentir, acordando-o do sono. Pela janela ampla do quarto, ouviu apenas o mar calmo, mas pressentia que algo mais lá estava. Na cama alguém dormia com toda a beleza, mas ele não reparava nem sentia mais apetite. Estava inquieto mas nada ali o iria saciar. Quase sufocava por ter saudades de algo que nem sabia existir.

Deixou-se ficar o resto da noite coberto pelo lençol à espera e quando o sol espreguiçou a luz pela manhã montou a cavalo pela região e tentou perceber o que lhe tinha sido trazido pelo vento. Porém, os seus olhos nada entenderam. Estavam cobertos por um manto de trivialidades quotidianas, invadidos constantemente por algo mais: um aroma, uma vista, um flor, um quadro, uma mulher. Em cada regresso a casa, exausto, fustigado pela velocidade das cavalgadas, trazia marcado no rosto a ausência do que buscava e a vontade férrea de o encontrar. Pela primeira vez, não perseguia um sonho, não se atirava em devaneios românticos, procurava o sentido da sua existência, agora questionada sempre que se deitava na almofada e jurava ouvir um murmúrio dolente que o embalava.

As mulheres continuavam a entregar-se-lhe, mas pareciam-lhe vulgares. Não as seduzia por valentia, usava-as como um escape do turbilhão interior que não conseguia erradicar. Castigava-as por não serem a resposta a todas as questões que se degladiavam na cabeça dele.

Por fim, pediu ajuda. Recolheu com os sacerdotes e chorou todas as lágrimas que o atormentavam, que o prendiam a uma tristeza que não conseguira traduzir, que havia fechado em si como ultimo argumento. Queria desistir, sentia-se vencido por uma força que nem sequer se dignara a aparecer para o combater; apenas respirava à distância para o fazer cair.

Os sacerdotes apanharam-lhe os pedaços, depositaram-lhe nos dedos um pouco de céu azul profundo e mandaram-no ir e só abrir as mãos quando sentisse que chegara o momento.

O dia aproximava-se do fim e ele, extenuado pela confusão de um viajante sem bússola, sentou-se e pediu aos Deuses que o amparassem. No meio da oração sofrida, cantada baixinho, ela apareceu, empurrada por uma aragem abafada, cabelo ainda molhado pelo rio onde se banhara. «Porque demoraste tanto tempo?», disse-lhe enquanto lhe pegava nas mãos, soltando a noite que ele suportara e nela colocando uma estrela que ela usara no cabelo ... "


(Mónica Pinheiro, autoria)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun