Avançar para o conteúdo principal

We're all goin' on a summer holidays


Há 3 anos que não tenho férias. Como o nome indica. Com saída do meio ambiente “normal”, com praia, sol, ou cidades novas, não fazer nada ou correr “calçada”. Fazer a mala e partir.
A ultima vez que estive fora uma semana inteira, num hotel (era mais uma pousada no interior alentejano),  com piscina, livros e pequeno almoço daqueles à maneira foi em 2009. E foi uma semana de tensão, num clima pessoal complicado, de preocupação e já alguns (demasiados) quilos a mais. Se me diverti: nem por isso. Descansei, li muito, não se fazia nada, a a piscina era mínima e às vezes era atacada por crianças em bandos e aos berros. Não era o ideal, mas era bom. A minha cabeça é que estava demasiado a bater mal para estar ali.
O ano passado, na transição de trabalho (rica ideia, pois então!), em Setembro, já só estava destinada a ir algures sozinha, optei por não ir. Este ano, não vamos sequer falar no nebuloso contexto da minha vida neste momento.
Tirando umas ocasionais idas a Viseu, alapar-me em casa de amigos por alguns dias, Lisboa tem sido sempre o meu poiso. Ir ao médico, ao cinema, aos bancos (fugir deles, melhor dizendo), beber café com alguém que eventualmente esteja por cá e dedicar-me a dormir, ler, dormir.
A conjuntura tem sido propicia por “n” factores. Há questões profundamente intimas que o justificam, desencaixe de agendas e, sem ser de somenos importância (bem pelo contrário), os constrangimentos orçamentais. Não é um ataque de Calimero, são factos.
Estar em Lisboa nesta época tem as suas vantagens. Não há tanto transito, há menos pessoas para brunch ao fim de semana, menos espectadores irritantes no cinema. Reina uma certa “paz” quebrada nas zonas mais apelativas pelos turistas. Até se está bem. Mas não é a mesma coisa. A mente habituou-se ao faz-a-mala-confirmar-se-temos-tudo-leva-mais-um-livro e ir. Só no movimento de fechar a porta, assegurar que o gás ficou desligado, dizer mentalmente adeus até daqui uma ou duas semanas, há um "peso" que sai dos ombros. Parece que nos é dada autorização para fazer um pause-still  e, agora sim,  vamos ter uns dias como devia ser a vida. 

Por muito que seja ou excessivamente aborrecidas, entre a piscina, a leitura e arranjar um sitio para jantar, ou muito cansativas entre a praia, o vir da praia, banho, mudar de roupa e noitada, a paragem das férias dá-nos uma falsa ilusão de que, ok, nem sempre é fácil o dia-a-dia mas temos estes momentos de "caga nisso". Mesmo que o façamos em casa, o efeito "caga nisso"  é quase nulo. Dormimos na mesma cama, vamos tomar o pequeno almoço a sítios pelos quais passamos o ano inteiro, a televisão até è a mesma. E o que eu dava para ir para um sitio sem metro ou autocarros.

Agora que gradualmente estão todos que conheço de partida, e pensando pragmaticamente, não sei muito bem quando vou voltar a ir de férias. Do mesmo modo que a mente se habitua a estes interlúdios que servem para descansar, repor energias, conhecer novos lugares ou cair na rambóia, também, eventualmente, se desabituará. 
Há milhares de pessoas que, pior que eu, não tiveram hipótese alguma de ter férias. Dos sentimentos delas não posso opinar, mas eu sei que já estou numa fase em que só poder dormir até à hora que for e andar de pijama, é triste reconhecer, lá terá que ser e dá-me algum conforto. 

Comentários

Anónimo disse…
Monica, que possas ter essas sempre merecidas férias, daquelas onde a sensação de mudança é tão grande, onde se fazem tantas coisas, que os dias parecem enormes. E que climas pessoais complicados, constrangimentos orçamentais ou nebulosos contextos da tua vida, passem a ser apenas memórias e não uma realidade.
Patricia disse…
Mónica, estou solidária consigo! Também eu não vou ter férias, apesar de este mês de Julho as coisas já estarem mais calmas e de o mês de Agosto acalmarem mesmo, não vou sair da minha casa, das minhas coisas,... enfim, a mesma rotina de sempre apenas diferente por não ter de por despertador (assim espero!)e claro, espero ir à praia e mtoo sofá. Não é o meu ideal de férias mas estando sozinha fica complicado fazer férias fora. Não consigo ir de férias sozinha...será problema meu?? Bjs e aproveite ao máximo mesmo não "mudando de ares".
Mónica disse…
Patricia, se gosta de praia, por exemplo, e pode ir, não abdique. A sério! Dava tudo para ir à praia. E acredite se tivesse dinheiro ia a um sitio qualquer, dentro ou fora, e sozinha. Com bom livro, sítio pra passear ou piscina, nós somos grandes companhias para nós próprios. Tenho amigos que mesmo fazendo ferias com família ou amigos ou companheiros, guardam sempre uma semana para umas ferias sós.

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun