Avançar para o conteúdo principal

Voz

Exilada em casa, onde se confinara pelas circunstâncias da vida, Joana habituara-se a trocar os hábitos. Dormia durante o dia e depois do jantar, frugal, torrada com chá, lia e navegava na Internet.

À excepção da equipa de enfermagem, que a visitava uma vez por mês, ou da vizinha que aparecia quando estava por Lisboa, Joana não tinha contactos com o mundo. Usava o computador para saber o que se ia passando, falava com alguns amigos a viver noutras cidades e com um ou outro familiar distante, espalhado pelo mundo.

Consumia livros com a calma de quem tinha a vida pela frente, por viver, mas sempre igual e solitária, por sua opção. Tudo era saboreado num ritmo pacifico, de quem se acomodara aquele quadro. 

A sua maior alegria era ouvir um programa de rádio que passava de madrugada, apresentado por uma jornalista loura, que já fizera capas de revista, bonita e elegante. Desde que começara a ser conhecida, aquela Voz da rádio sempre fora uma promessa de sucesso mas o mais que conseguira fora ser conhecida por ter namorado um jogador de futebol, que se veio a descobrir ser casado (e não com ela), escrever umas crónicas para uma revista moderna, que não durou mais do que 4 numeros, e ter aquelas 3 horas de emissão, que lidava com total autonomia. 

Era uma eterna jovem, mas já passava dos 30 e estava presa aos solitários e tristes que a escutavam com admiração e lágrimas. Dava-lhes atenção, conselhos, partilhava histórias de vida, recomendava médicos e dietas. Escolhia as musicas certas para passar a mensagem de apoio e força. Dizia com sinceridade aquilo que muitos precisavam para mudar de vida. Também ela começou a usar o seu espaço radiofónico para desabafar as suas mágoas, alguns dias menos felizes e a incapacidade para ir mais além. A Voz era tudo para o pequeno universo dos seus ouvintes que nela confiavam sem a ver. Porém, eles não chegavam para aplacar a frustração e a solidão que ela própria sofria.

Numa noite particularmente quente mas muito chuvosa,Joana jantou como de costume, terminou Os Anões de Harold Pinter e, sentindo-se animada, preparou um copo de vinho do Porto para dar inicio ao programa de rádio. No entanto, passaram as 4 horas da manhã, aproximavam-se quase das 5 horas, e mantinha-se musica clássica "enlatada", aqui e ali, com pequenos intervalos para anúncios a produtos para a pele ou para a cozinha.

Joana ligou para a estação e um segurança ensonado, a fazer de recepcionista, explicou que não sabia o que se passava, que estava a atender chamadas daquelas constantemente desde que a Voz não entrara no ar. 

Ansiosa, a ressacar pela falta da "amiga" que imaginava, sempre sorridente e segura, com a palavra certa para cada problema, Joana teve que esperar pelas noticias das 7 para ter conhecimento de que a Voz, a caminho do trabalho, parara o carro na ponte e atirara-se ao rio. O corpo fora encontrado, já sem vida. Não deixara cartas, nem mensagens. 

Nos dias subsequentes, o suicídio da Voz tornou-se história mediática. Apareceram os pais, em choque, mas que admitiam a sensação de fracasso de que a filha padecia. Antigos namorados falavam da sua beleza e inteligência mas de alguma instabilidade. Os amigos teciam-lhe encómios, ainda que achassem que era uma pessoa que na verdade não se conhecia, na totalidade.

Joana assimilou a informação de modo tranquilo. Abalada por mais um abandono, voltou a dormir de noite e passou a usar os dias para as suas leituras. E manteve as suas rotinas plácidas. Todos os meses mandava entregar, no dia em que a Voz se matara, um ramo singelo de rosas amarelas, no cemitério onde, aquela que fora uma espécie de companheira de infortúnio, estava enterrada. 

Não deixava de ser uma maldade da Voz  não ter sabido valorizar o bem que lhe queria aqueles que a seguiam, diariamente. Mesmo assim, aceitava que cada um reagia à insustentabilidade da sua existência da forma como conseguia. 

Com esse tema arrumado na sua cabeça, recomeçou a ler o Estrangeiro, de Albert Camus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

a importancia do perfume e a duvida existencial do mês

Olá a todos advogo há bastante tempo que colocar perfume exalta a alma; põe-nos bem dispostos e eleva-nos o bom espírito. Há semelhança do relógio e dos óculos de sol, nunca saio de casa sem perfume, colocado consoante a minha disposição, a roupa que visto e o tempo que está. Podem rir-se à vontadinha (me da igual) mas a verdade é que sair de casa sem o perfume (tal como sucedeu hoje) é sempre sinal de sarilhos. nem mesmo umas baforadas à socapa no táxi via uma amostra que tinha na mala (caguei para o taxista) me sossegaram, ate pq não era do perfume que queria usar hoje. E agora voltamos à 2ª parte do Assunto deste email: duvida existencial do mês Porque é que nunca ninguém entrou numa loja do cidadão aos tiros, tipo columbine, totalmente alucinado dos reais cornos? É porque juro que dá imensa vontade. Eu própria me passou pela cabeça mas com a minha jeiteira acabaria por acertar de imediato em mim pp antes de interromper qq coisa ou sequer darem por mim. lembram-se de como era possív

Do acosso

Este calor que se abateu com uma força agressiva consome qualquer resistência.  O suor clandestino esbate vergonha e combate qual sabre as dúvidas.  A noite feita à medida de libertinos cancela as vozes interiores que alertam para mais uma queda dolorosa. A brisa quente atordoa, embriaga no contacto com a pele. O tempo pára, as palavras suspendem entre olhares que sustentam no ar tórrido toda a narrativa; qual pornografia sem mácula, mas plena de pecado. A lua cheia transborda e dá luz à ausência de sanidade que percorre no corpo. Tudo parece possível, uma corrente de liberdade atravessa-nos com o sabor do quente esmagado. E, mesmo assim, pulsa algo mais intenso. Mais derradeiro. Mais dominador. Mais perverso que o toque dos dedos. Mais agressivo que a temperatura irrespirável. O freio da impossibilidade.  A intuição luta com o medo e na arena o medo mesmo que picado tem sempre muita força. O medo acossa-nos.

Os lambe-cus (MEC)

Os Lambe Cus, by Miguel Esteves Cardoso   "Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá- los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alun